Veja sete dicas para uma boa noite de sono

Veja sete dicas para uma boa noite de sono

Uma boa noite de sono é de extrema importância para a saúde do homem. Aumenta a testosterona, melhora a memória e evita a depressão.

Mais do que dormir as 8 h diárias recomendadas, é importante também estabelecer um horário fixo, de forma que seu relógio biológico fique regulado.

Confira nossas dicas, fundamentadas em pesquisas científicas, para ter uma boa noite de sono.

Sono

1. Não tome pílulas para dormir atrapalha o sono

Quando você não consegue dormir, sua primeira reação pode ser tomar algum tipo de remédio para dormir. Mas resista a essa tentação.

Pílulas medicinais de sono podem ajudá-lo a dormir um pouco mais rápido, mas elas diminuem a qualidade do seu sono. Além de fazer com que você passe mais tempo nos estágios menos restauradores de seu ciclo de sono.

Além disso, quando você recorre a medicamentos para dormir como solução imediata, corre o risco de se tornar dependente deles sempre que precisar adormecer.

2. Deixe seu quarto mais escuro

Seu quarto está completamente escuro? Qualquer tipo de luz em seu quarto pode interromper a produção de melatonina em seu corpo, impedindo-a de adormecer naturalmente.

Certifique-se de que seu quarto esteja o mais escuro possível, fechando as cortinas e cobrindo qualquer dispositivo emissor de luz.

3. Refresque seu quarto

Sua temperatura corporal média diminui quando você se aprofunda no sono. Isso explica porque quartos mais frios ajudam você a dormir mais rápido e contribuem para um sono mais profundo.

Uma pesquisa mostrou que a temperatura ambiente ideal para uma boa noite de sono é de 15 a 20 ºC. Por isso é tão ruim dormir em dias muito quentes e é mais confortável dormir no inverno.

4. Faça um pequeno lanche com carboidratos

Uma pesquisa diz que comer alguma coisa a base de carboidrato ajuda a dar sono. Um estudo aponta a produção de insulina de alimentos carregados de carboidratos como uma ajuda na regulação do nosso ritmo circadiano. Outro estudo observa que os alimentos ricos em carboidratos podem aumentar o triptofano no sangue, o que induz o sono.

Mas não exagere para não ter o efeito contrário com o estômago pesado. Coma uma banana, uma fatia de pão ou uma xícara de cereal. Talvez até mesmo um copo de leite. É o suficiente.

5. Evite as telas

A luz azul é o principal culpado em interromper a melatonina à noite, e as telas dos nossos celulares e tablets emitem uma tonelada dela. Se você não consegue adormecer, não aumente ainda mais o problema cutucando seu celular na cama.

6. Tente dormir em outro lugar

Este item em particular não é comprovado por pesquisas, mas é um truque que muitas vezes dá certo. Quando você tiver dificuldade para pegar no sono, tente dormir em outra parte da casa.

Provavelmente, esse é um aspecto psicológico. O cérebro deve associar o fato de não estar na cama com a “pressão” para adormecer, fazendo você relaxar.

7. Tente um exercício de relaxamento

Medite. Esvazie a mente. Concentre-se em e force mentalmente o seu corpo a relaxar. Induza os pensamentos para que seus músculos relaxem. Vá controlando a respiração, cada vez mais lenta e profunda.

Não deixe nenhum ruído ou preocupações atrapalharem seus pensamentos. Você conseguirá relaxar e acalmar os ânimos para adormecer.

Lembre-se: estas dicas são para situações ocasionais. Se você vem sofrendo de insônia por várias noites seguidas, procure um médico ou terapeuta.

Se gostou das nossas dicas para uma boa noite de sono, compartilhe nas suas redes sociais.

Siga-nos no Facebook: Saúde para homens

Envie seu comentário